07 fevereiro 2015

O Labirinto dos Ossos - Rick Riordan

Eu ainda não acredito que as aulas já começaram, gente. Estou prevendo que esse ano vai ser puxado, estou estudando a uma semana e fico cansadaaa. E com inveja de quem só vai estudar em março. 



TÍTULO: O Labirinto dos Ossos [The 39 Clues - Livro 1]
AUTOR: Rick Riordan
EDITORA: Ática
PUBLICAÇÃO: 2009
PÁGINAS: 238


"Imagine se você descobrisse que faz parte de uma família de personalidades que mudaram a história. E imagine se, no minuto seguinte, você tivesse que escolher entre herdar um milhão de dólares ou a primeira de 39 pistas para encontrar o maior tesouro do mundo. Essa é a decisão que os órfãos Amy e Dan Cahill devem tomar em apenas cinco minutos.
Os irmãos queimam seus cheques e se lançam na busca das 39 pistas. O que eles nem imaginam é que seus maiores inimigos serão os próprios Cahill, uma família dividida em clãs e capazes de qualquer trapaça para chegar ao tesouro."


RESENHA


A primeira coisa que me chamou a atenção no livro foi o fato dele ter sido escrito pelo Rick Riordan, o mesmo autor de Percy Jackson e os Olimpianos, o que aumentou minha curiosidade em dez vezes mais. .E depois o fato da série ter cada livro escrito por um autor diferenteE o que me motivou para começar a ler foi a capa. E sim, sou daquelas leitoras que são conquistadas pela capa.


Tudo começa quando os órfãos Dan e Amy, ambos os irmãos de 11 e 14 anos respectivamente, vão ao enterro de sua querida avó, Grace Cahill. Se não bastasse a hostilidade e arrogância de seus parentes distantes e da dor da perda de um ente querido, eles logo são bombardeados com a notícia de que são nada mais nada menos do que membros da família mais influente e poderosa da História, o que não pode ser nada bom devido ao histórico de quinhentos anos de intrigas e disputas entre os clãs da família Cahill.
E ok, isso pode nem ser tão grandioso assim quando eles devem escolher entre um cheque de um milhão de dólares para cada um ou a primeira das 39 pistas que irão levar ao maior tesouro da humanidade, tudo convenientemente arquitetado por sua vó, que reuniu diversos parentes a fim de iniciar a competição. Muito comumente, é claro, eles queimam o cheque e levam adiante a maior aventura de suas vidas.



Amy pegou o comprovante de Dan. Eles andaram até a mesa juntos e ela pegou o isqueiro do senhor McIntyre.
- Vamos participar! - ela disse, e transformou 2 milhões de dólares em fumaça.


Inexperientes, sem recursos, desinformados e pobres. É a realidade da equipe 3, formada unicamente por Dan e Amy, que se pergunta a cada cinco segundos se essa foi realmente uma decisão inteligente. Mas tudo bem, eles estão dispostos a fazer valer a pena a crença de sua avó venceriam a caça as pistas. Eles precisam da companhia de um adulto para uma viagem ao redor do globo e contam com a ajuda de Nellie Gomez, a au pair mais duradoura que tiveram até agora. E em breve, depois de um inexplicável incêndio que quase acabou com suas vidas, descobririam seu mais novo lema: “Não confiem em ninguém.”.


No início, não é explicado o porquê das outras equipes sempre quererem elimina-los. Apesar de parecerem os mais fracos, não há outro motivo específico para tamanho alarde, o que já nos faz suspeitar que, sim, eles têm alguma importância no meio de toda essa bagunça. Acredita-se que deve ser devido ao fato de serem netos de Grace e, portanto, supostamente alguma vantagem, mas no decorrer da série fatores como astúcia, inteligência e por estarem a alguns passos a frente dos outros competidores traz desconfiança, ainda mais quando ambos não sabem a que clã pertencem: Lucian, Ekaterina, Tomas ou Janus.

Motivados por nada mais que sua quase inexistente coragem, os irmãos não só conhecem mais sobre o passado turbulento de seus ancestrais, mas o seu próprio e toda a verdade por trás da morte de seus pais.

Apesar da maioria dos leitores de PJO desfrutarem da narração em primeira pessoa, o fato de ser um livro escrito em terceira pessoa ajuda a complementar sobre cada um dos personagens, suas participações ao longo da competição, o amadurecimento – é necessário ressaltar que a faixa etária deles varia entre 11 a 15 anos, e yeah, eles irão evoluir no decorrer da busca. O Labirinto dos Ossos é um excelente livro infanto-juvenil e tem a dose perfeita de aventura, drama, mistérios e descobertas históricas. E para quem tá chorando com o fim da saga de Percy: há mais um livro do Rick para devorar!

Gostou da resenha e tem interesse em adquirir o livro? Compre aqui: Ática, SaraivaLivraria Cultura.


13 comentários:

  1. Ainda não li esses livros do Rick, to meio chateada com ele desde aquele final de O Sangue do Olimpo!
    Quem sabe mais pra frente dou uma chance?
    Beijos
    http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vedade, aquele final foi terrível. Eu odiei. :/

      Excluir
    2. Oi não sei quem são vocês, mas também odiei esse final de O Sangue do Olimpo. Mas já li esse livro O labirinto dos ossos.

      Excluir
  2. Hahaha! Também sou aquele tipo de leitora que é conquistada pela capa... Eu sei que uma capa bonita não significa que teremos uma história boa, mas... Sei lá, uma bela capa me conquista.

    Sinceramente falando? Não achei essa capa tão bonita assim rsrsrs. Mas, pela arte, podemos ver que tem muita ação.

    Olha, eu também queimaria esse cheque na hora! Já imaginou descobrir o maior tesouro do mundo? Deve ser fantástico ter essa oportunidade.

    Beijos,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Kari! As capas são o que mais chamam a atenção, confesso. E sim, não é tão bonita assim, mas foi a arte que me conquistou!

      Eu acho que também queimaria, hein? Tudo por uma boa aventura!

      Excluir
  3. Já quis ler a série, mas é uma BIG quantidade de livros haha.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achava, mas depois fui pegando o ritmo! No final, você não consegue parar de ler!

      Excluir
  4. Oi!
    Não conhecia esse livro, mas creio que deve ser interessante, já que é do Rick.
    A escrita em terceira pessoa também me agrada mais, e talvez esse (escrita em primeira pessoa) tenha sido o motivo para que eu não tenha gostado tanto de Percy Jackson. Só não imagino como deve ser uma história em que as sequências dos livros sejam escritas por diferentes autores. Será que o estilo de cada um não vai se destacar demais?


    http://leitoresforever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Eu tô triste até agora com o fim de Percy Jackson. Eu amava MUUUUUITO! Ainda mais que em Os Heróis do Olimpo ele e a Annie ficaram tipo personagens secundários :(
    Fiquei interessada nessa série. Eu já gostei de todas do Rick até agora, então acho que não será diferente. Se tiver algo mitológico no meio, melhor ainda! Parece que não vai ter, mas quem sabe...
    Quantos livros são? E é cada livro de um autor? Não fica meio estranho?

    www.expressodenarnia.com

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Fiquei bem curiosa para ler o livro, e essa questão de cada livro ser escrito por um autor diferente é um atrativo a mais!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie, flor!
    Nossa, acho que nunca vou superar o Percy ter sido tirado de mim, nunsa </3
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir