26 janeiro 2015

Livro físico ou livro digital (e-book)? + Estou de volta!

Oi, gente! Tudo bem? Fiquei meio sumida por alguns dias, o notebook pegou um vírus terrível e vim verificar se tinha infectado a url do blog. Dando uma mexida aqui e ali, alguns códigos deram erro, então optei por 'fechar' o blog para conferir tudo certinho. E quebrei a cabeça, mas consegui. Quis dar uma mudadinha no template, mas este é só temporário, já estou trabalhando em um novo, que vai demorar um tempinho para ficar pronto.

Visitando alguns sites e blogs literários, percebi que o assunto "e-book" era muito comentado, havia críticas positivas e negativas. Me interessei bastante, afinal, eu utilizo bastante o livro eletrônico, pois além de prático, é bastante ecônomico e um meio de poder diversificar os livros e encontrar novos títulos. Mas quem não gosta do cheiro de um livro novo?


























Como dito acima, leio bastante e-books. Como na minha cidade não há livraria - e a biblioteca municipal não está funcionando -, tive de optar por esse meio. No início, admito, é um tanto quanto desconfortável, por causa do costume. Não é a mesma coisa de poder sentir o cheirinho de novo, a textura, folhear as páginas... É totalmente diferente. Mas para quem gosta de ler, esse formato pode ser uma inovação.

Suas principais características são: o fácil manuseio, a possibilidade de ajustar o texto e o brilho de iluminação para poder ler em ambientes mais escuros, o design agradável e a mesma estrutura/diagramação do livro físico. 

Para os leitores alérgicos e que sempre ficam espirrando eternamente e se coçando ao abrir um livro empoeirado, esta pode uma opção viável. E para os que preferem o conforto da própria casa, podem compra-lo em minutos e ler tranquilamente, há diversos títulos e gêneros disponíveis nas lojas virtuais e não há a preocupação do esgotamento de exemplares. Mas deve-se sempre ter atenção ao ficar diversas horas em frente a tela, pois pode prejudicar a visão, culminando em dores de cabeça ou até mesmo astigmatismo e miopia. (e causa vício também.)

Com a tecnologia avançando a cada dia, há quem diga que o prazer do contato com o papel seja substituito pela modernidade dos e-books, ou que ao longo dos anos a cultura irá se perder e a leitura será um dos passatempos do passado.

E aí, vocês concordam?















34 comentários:

  1. Bom, eu vou preferir ler em livros físicos pra sempre, isso não tem jeito, mas estou começando a olhar os e-books com melhores olhos. Acredito que no futuro essa tecnologia pode até substituir os livros físicos, pois ainda há a questão ambiental. Só me incomodo um pouco com o tamanho dos leitores digitais, pois me parecem muito pequenos e eu me sentiria 'desproporcional' lendo algo como aquilo.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros físicos sempre vão ser melhores, é verdade. Mas os e-books são só uma alternativa, felizmente.
      E realmente é um pouco incômodo no início, mas você vai se acostumando com o tempo!

      Excluir
  2. Eu prefiro livros físicos. Poder sentir as páginas, essas coisas assim, fazem uma certa diferença. sem falar que com o físico acabo a leitura mais depressa rsrs. Porém, como não sou rica e tenho pilhas e pilhas de listas de leitura, acabo optando por e-books. São mais baratos e fáceis de achar. Já to até acostumada, então pra mim isso não é um problema. Leio dos dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas então. O ruim é que na minha cidade não há livrarias e o frete é caríssimo! Opto por comprar o e-book, fica bem mais econômico.

      Excluir
  3. É bem verdade que a tecnologia vem invadindo as nossas vidas, mas apesar da praticidade eu ainda prefiro o livro físico. Tipo, eu leio vários e-books mas pelo computador com o aplicativo Kindle e estou sempre baixando livros gratuitos, mas se eu dissesse que eu já comprei algum estaria mentindo, porque não acho graça nisso. O gostoso é comprar pela internet e ficar esperando as palmas do carteiro no portão e depois pega-los nas mãos e cheirar, folhear e admirar (como você disse no post). Espero que os livros físico não sejam extintos não seria terrível :(

    Muito útil o post :)
    Abraços
    www.dezenoveprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho que comprar os e-books. Gostaria bastante de poder comprar os físicos, mas o frete ficaria caríssimo e não entregam no meu endereço - pois é -, então é uma opção alternativa.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Físico, adoro o cheirinho, fora que existe todo um ritual antes de começar um novo livro, admirar a capa, ler a sinopse, orelha, dar um fungadinha nas folhas...Ah para!! Livro físico.

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, é ritual obrigatório para todo leitor!! Pena que nem sempre posso ter um livro físico para ler. :(

      Excluir
  6. Eu já uso o kindle há um bom tempo e gosto muito. Antes de existirem os leitores digitais, eu sempre li muito pelo computador e nunca tive problema algum. Já comprei vários ebooks e já baixei muitos de graça na amazon também. Então gosto muito dos e-readers por causa da praticidade, mas acho que nada substitui um bom livro de papel!!!

    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é muito bom. Eu também lia pelo computador antes, agora leio pelo celular porque é mais portátil. E é verdade, nada substitui os físicos!

      Excluir
  7. Eu gosto de livros fisicos, e entre ter poder escolher o livro físico e o digital, ainda fico com o físico. Mas o digital me ajudou a conseguir ler alguns livros que eu queria, mas não conseguia obter, o que foi bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma das praticidades também! É muito ruim quanto o livro físico que queriamos esgota. :(

      Excluir
  8. Oii, tudo bem?
    Concordo com as facilidades, ás vezes ler um livro digital pode ser mais prático, o tablet é mais leve para transporte, dá pra ler no escuro, porém não é em qualquer lugar que tenho coragem de tirar ele da bolsa, leio muito dentro do ônibus por exemplo, ou enquanto caminho na rua...por esses e outros motivos sempre vou preferir o livro físico...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angélica.
      Verdade, infelizemente, não dá pra ler em qualquer lugar. Para mim, o melhor lugar é na minha cama kkk'.

      Beijos*

      Excluir
  9. Eu sempre vou preferir o fisíco, não importa o que aconteça, o cheiro, o prazer de folhear as paginas, totalmente sem comparação.
    Mas leio muito digital, porque sou pobre e fica mais fácil, porém quando dá para comprar, não perco tempo.
    Beijos
    http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super verdade, mas cadê dinheiro pra comprar livros, né? Mas quando dá, 'vamo' correndo!
      Beijo*

      Excluir
  10. Bom eu comprei um e-reader e desde então sou muito mais feliz e mais rica... Mentira... O dinheiro que gastava em livros eu continuo gastando, a diferença é que agora adquiro mais livros... Claro que não há como negar que a leitura do livro físico é maravilhosa e não se compara a ler em qualquer outro lugar... Mas inda assim é bom diversificar...

    Beijos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, o bom é que dá comprar váriooos e-books. Mas livro físico é sempre bom, mas sem dinheiro não dá! :/

      Beijo*

      Excluir
  11. Aqui também é o mesmo, sem biblioteca ou livraria ai fica muito difícil, do ano passado pra cá que me aventurei a comprar online, mas as vezes o frete é um assalto, então tenho tanto um quanto outro, sou mais prática com ebook que posso ler em um dia, não tendo tanto medo de molhar, dobrar ou deixar sujo meu precioso livro, minha coleção até agora chega a 5 mil ebooks só 300 lidos até o momento, mas quando me pego lendo não paro mais, costumo ler pelo not e celular, deixo o tablet de lado, mas acredito que não se devem ter preconceito é uma forma de leitura, fiz um post falando disso no instagram do blog, o que importa é ler, sendo livro físico, formato econômico ou ebook.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A frete pro Nordeste é um assalto, minha nossa!! E vish maria, esse tanto? E eu aqui saboreano os 457 que tenho kkk'. Como o meu tablet tá quebrado, sempre fico com o celular pra poder ler. Não gosto de ler pelo PC, fica meio esquisito. E bom, leitor que é leitor supera suas preferências e lê o livro de qualquer jeito, né? kk

      Beijo*

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu só li um livro digital em toda a minha vida e não sei se lerei outros, eu não gosto dos digitais, sabe? E às vezes eles saem mais caros do que os físicos :S Eu sou alérgica, mas aguento ficar espirrando durante toda a leitura kkkkk Enfim, gostei do post, acho bacana quem tem o costume de ler livros digitais, mas eles ainda não me conquistaram.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lari!
      Sério? A maioria dos que leio é e e-book, não tem jeito, comprar livros aqui é problema. E, realmente, dependendo de qual for, fica mais caro sim, mas compensa. Quem sabe depois tu não pega as manhas? kk

      Beijo*

      Excluir
  13. Olá, tudo bem?
    Não gosto muito dos digitais, só li uns dois até hoje, e não me conquistaram, me dão dores de cabeça.
    Prefiro os físicos mesmo, sentir o cheiro, folhear, tudo isso é muito bom hahaha.
    Gostei do seu post.
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Livro físico é sempre melhor. Mas para os leitores que sofrem com o preço absurdo dos fretes, igual a mim, os e-books são uma alternativa. Nada supera o cheirinho de livro novo! <3

      Beijo*

      Excluir
  14. Oie!

    Sabe, eu sempre vou preferir os físicos. Mas perdi a conta de quantos digitais já li por conta de não ter um exemplar em mãos! Os digitais nunca superarão toda a beleza e magnificência de um bom livro com páginas, textura... Ah, e aquele cheirinho de livro novo <3

    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celly!
      Os físicos serão sempre melhores. Os e-books são alternativos para quem não pode ter um exemplar em mãos por um motivo ou outro, mas melhor que nada né?

      Beijo*

      Excluir
  15. Sem mais, eu prefiro os livros físicos.
    letrasemvida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros físicos serão sempre os melhores! hahaha

      Beijio*

      Excluir
  16. Claro que não concordo! Sempre haverá os leitores tradicionais, aqueles que cheiram livros, que amam folhear livros, que colecionam marcadores.
    Esses leitores de e-books são só uma segunda opção. Não vou negar: morro de vontade de ter um Kindle (propaganda gratuita hehe), mas nunca abandonaria os livros físicos.
    Bem-vinda, novamente, à blogosfera! E já estou curiosa para ver o novo layout!

    Beijos,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
  17. Oi! Eu leio bastante em e-book. Podemos achar até as obras mais raras e levamos uma biblioteca na bolsa haha
    Mas nada substitui um livros físico <3
    Eu prefiro ler livros pequenos em e-book, se for mais de 400 páginas prefiro ler o livro físico.
    Gostei do post.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  18. Oi Danns,
    eu não tenho problema com isso sabe? Eu leio tanto um quanto outro, mas tudo depende do dia, claro. Se estou indo para o serviço ou faculdade, o e-book é muito mais confortável, mas se estou em casa, o livro é o meu companheiro inseparável.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  19. QUE BIEN TENER ESE HABITO DE LEER AHORA TENEMOS QUE PASAR LOS LIBROS PARA PERSONAS QUE NO TIENEN ACCESO PARA COMPRAR Y ESTAN DESEANDO UN LIBRO TAL VEZ QUE NOSOTROS YA LEIMOS Y LO TENEMOS EN LA BIBLIOTECA NO CREEN QUE MEJOR ES PRESTA ESOS LIBROS GRACIAS POR SU ATENCION

    ResponderExcluir
  20. QUE BIEN TENER ESE HABITO DE LEER AHORA TENEMOS QUE PASAR LOS LIBROS PARA PERSONAS QUE NO TIENEN ACCESO PARA COMPRAR Y ESTAN DESEANDO UN LIBRO TAL VEZ QUE NOSOTROS YA LEIMOS Y LO TENEMOS EN LA BIBLIOTECA NO CREEN QUE MEJOR ES PRESTA ESOS LIBROS GRACIAS POR SU ATENCION

    ResponderExcluir